segunda-feira, 5 de março de 2012

Entrevista exclusiva com a bailarina Luiza Lopes


Para iniciar o blog "Expressão da minha alma" com o pé direito, nada melhor que um post especial.
Como qualquer outra bailarina apaixonada por essa arte maravilhosa, estou sempre de olho nos grandes nomes da dança e a procura de mais inspirações.

Tchaikovsky Pas de Deux | Foto Reginaldo Azevedo
George Balanchine © 2009 | The George Balanchine Trust
E foi assim, através do site de relacionamentos Facebook, que eu descobri a lindíssima Luiza Lopes. Com grande reconhecimento no universo da dança, a paulistana de apenas 21 anos é premiada em festivais e diplomada pela Royal Academy of Dance de São Paulo.

Atualmente, a bailarina integra a São Paulo Companhia de Dança, na qual foi solista das peças de George Balanchine: Serenade, Theme and Variatons e Tchaikovsky Pas de Deux.

Assim, logo que tive a ideia de criar esse espaço destinado a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados, decidi iniciar a página entrevistando uma bailarina com grande reconhecimento na dança. De imediato pensei na Luiza, e sem pestanejar procurei entrar em contato com a mesma. Informei-lhe sobre o blog e perguntei se existiria a possibilidade dela dar uma simples entrevista, no mesmo dia obtive uma resposta (educadíssima por sinal! Só podia ser mesmo, uma bailarina) da simpática paulistana, me concedendo respostas às seguintes perguntas:

- Como foi que a sua história começou?

"Tinha uma amiga do meu pai, que era professora de ballet, e sempre me via pulando pelos cantos, então um dia ela falou para o meu pai que eu tinha jeito pro ballet, e que ele devia me colocar em uma escola… e então meus pais me levaram para fazer um teste na Escola Municipal de Bailados, e eu passei para o primeiro ano de ballet. No começo eu fazia, mas bem como hobby mesmo… e a partir do terceiro ano, comecei a me apaixonar de verdade pelo ballet, e decidi que era isso que eu queria pro resto da minha vida... e foi assim que tudo começou…"

- Você sempre quis ser bailarina?

"Como já diz na resposta acima, eu comecei a querer ser bailarina de verdade, a partir do meu 3º ano de ballet, mais ou menos aos 11 anos, e ai decidi que era isso que eu queria pra minha vida!"

- Quem te inspirou na sua jornada?

Theme and Variations | Foto Silvia Machado
George Balanchine © 2010 | The George Balanchine Trust
"Seria difícil citar todos... meu pai e minha mãe, minha primeira professora, Nelly Guedes, meus mestres Ilara Lopes, Jorge Peña e Eduardo Bonnis. Quando morei em Londres, tive a oportunidade de assistir de perto grandes estrelas como Marianela Nuñez, Sylvie Guillem, Darcey Bussell, Carlos Acosta, Federico Bonelli e etc… e com certeza, eles eram (e ainda são) uma fonte de inspiração sem fim! Algumas dessas pessoas me inspiraram artisticamente, e outras me inspiraram como pessoa e ser humano."

- Como é a sua vida de bailarina? Quantas horas por dia você ensaia, e o que mais você faz ao longo do seu dia?

"Entro na São Paulo (Cia de Dança), às 10 horas da manhã, fazemos uma aula de uma hora e meia e temos o resto do dia de ensaios, com uma hora de pausa para almoço. Nossos ensaios, normalmente, são até às 19 horas.
Eu comecei a faculdade de psicologia esse ano, então saio da companhia, e vou direto pra faculdade, também faço academia/preparação muscular (3 vezes por semana na parte da manhã), antes de ir pra Cia."

- Nesses anos atuando na área da Dança, houve algum momento crucial em que você pensou em desistir? E da mesma maneira, houve algo ou alguém que te incitou a seguir em frente?

"Tiveram alguns (poucos) momentos de vontade de desistir quando eu ainda não era profissional, mas acho que nunca pensei nisso como uma real possibilidade, era apenas o impulso do momento. E quando isso aconteceu, quem me incitou a seguir em frente, foi o meu pai (que já foi ator) e dizia pra mim, que por mais que houvesse dificuldades, não existia nada no mundo, mais prazeroso do que subir no palco."

- Quais são os seus planos e sonhos futuros?

"Acho que no mundo em que vivemos hoje, não dá pra planejar muito o futuro, mas sonho sim, e sonho em continuar sendo feliz e realizada com o meu trabalho como sou hoje, pelo resto da vida."

- Para encerrarmos, deixe uma mensagem para as bailarinas que estão lendo a entrevista...

Luiza Lopes e Norton Fantinel em cena de Legend | Foto Sílvia Machado
"Se for realmente esse o seu sonho, não desista no primeiro obstáculo que encontrar pela frente, vamos encontrar muitos deles ao decorrer da nossa jornada, mas se seguirmos superando e aprendendo com eles, e se dedicando ao máximo a nossa profissão, o resultado final, o prazer de entrar em cena, será certamente mágico e gratificante."








Entrevista realizada em: Março de 2012
Share This
Subscribe Here

1 comentários:

Juju on 5 de março de 2012 às 08:39 disse...

Olá Mila!

Amei a entrevista!!As respostas de Luiza Inspiram qualquer um!!

Parabéns pelo blog, ele já começou maravilhoso!!!

Beijocas
Jú - Amor á primeira página

Postar um comentário

 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa