domingo, 20 de maio de 2012

Entrevista com Alina Cojocaru

Não, essa não é mais uma entrevista feita por mim (quem me dera ter a oportunidade de realizar tal feito com a 1ª bailarina do Royal Ballet).

Encontrei um post interessantíssimo no blog Ponta Perfeita, e faço questão de repassar o que li.

Trata-se de uma entrevista da Alina Cojocaru para o jornal britânico Telegraph (Por: Mark Monahan - Publicada em 20 de outubro de 2009)

Alina Cojocaru - Primeira Bailarina do Royal Ballet

"Bailarinas são fortes. Elas aguentam qualquer lesão que afastaria a maioria de nós do trabalho por semanas ou nos empurraria pra cama, deixando-nos à base de analgésicos e agindo como vítimas legítimas de uma punição física, durante todo o dia, trancados em casa. Mas elas não só aguentam, elas ainda sorriem.

A romena Alina Cojocaru, primeira bailarina do Royal Ballet na maior parte da década e uma das maiores bailarinas da atualidade, mostrou essa coragem por cerca de dois anos e meio. Durante um ensaio, seu partner a levantou sem segurança e, no mesmo instante, ela sentiu um deslocamento no pescoço. “Mas”, ela diz após alguns ensaios para aquela estréia da temporada de A Bela Adormecida pelo Royal, “eu fiz o que qualquer um faria e continuei dançando por mais duas semanas. Todas fazemos isso”.

A pequena lesão se tornou seu pesadelo quando descobriu ser um prolapso do disco intervertebral, o que deixou Cojocaru seis meses de licença. Quando ela voltou, novo desastre. “Pensei que tudo estivesse bem”, disse a bailarina de 28 anos natural de Bucareste. “Você começa a trabalhar mais e cada vez mais, porque pensa que não precisa de descanso e sente que está tudo OK. Obviamente, não estava”.

Após muito negar, ela finalmente decidiu-se pela cirurgia. Sua performance em Junho do ano passado, na muito exigente seção “Diamonds” do ballet Jewels de Balanchine – numa atuação brilhante como o Covent Garden nunca viu – revelou o quanto a aposta tinha sido alta demais.

O retorno iminente de Cojocaru ao papel de Aurora, no conto de fadas assinado pela dupla Petipa/Tchaikovsky, é então de grande expectativa, não somente para ela própria. “O que se espera em Aurora é o mesmo que se espera em O Lago dos Cisnes”, ela diz. “A princípio, é exigido um estilo ou uma maneira própria para o papel e essa pressão é sentida por todas as bailarinas que já os interpretaram antes. Mas tento não pensar nesses termos. Quanto mais eu danço, mais aprecio a música, a história; porque é sim uma grande história, um drama. E agora que estou trabalhando nesse ballet novamente; a cada hora, a cada dia, é sempre diferente”.

É essa paixão em mergulhar na emoção de cada personagem que interpreta, de Aurora a Manon, de Manon a Giselle, que a destaca da simples e mera virtuosidade. Ela poderia facilmente contar apenas com sua combinação de força, “linha”, leveza e musicalidade, com sua habilidade quase mágica de preencher um palco imenso com movimento; mas ela se recusa. E mais: a atuação de Cojocaru (que também se prepara para uma montagem de Sphinx, coreografia moderna, de 1977, do americano Glen Tetley) é ainda tão impressionante quanto era antes de sua lesão e sua abordagem tem amadurecido consideravelmente como resultado dessa recuperação.

Não costumava ouvir ninguém”, ela admite, “quando as pessoas diziam para não trabalhar tanto, não me esforçar demais, tire férias, tire um tempo livre… Eu só pensava: não preciso de férias – por que devo parar se não quero isso? Mas você não faz idéia até o momento em que se machuca e então percebe: eu só ouvia o que queria. E acabei indo longe demais”.

Completamente restabelecida e vivendo com seu companheiro, o também primeiro bailarino do Royal Ballet, Johan Kobborg, ela seria capaz de repensar algumas atitudes de agora em diante?

Sim”, ela diz, “é verdade. Me divirto com isso agora. Antes de cada apresentação, digo a mim mesma: estou na coxia, com este figuro, esta maquiagem, e não estou apenas na platéia, machucada, somente assistindo, mas faço parte disso tudo novamente – não precisa ser perfeito, mas estou aqui agora e estou aqui para apreciar o momento”.

Logo no início da entrevista, questionei Cojocaru sobre o que ela considera como seu ponto forte enquanto bailarina – questão um tanto capciosa de minha parte. Bailarinos, sempre em suas rotinas exaustivas e imperdoáveis de ensaios, tendem a ser relutantes em celebrar seus próprios méritos. Ela me olhou com afronta: “Isso não é pergunta que se faça a um bailarino!

Justo – quais então seus pontos fracos? Talvez seja uma pergunta tão cruel quanto, uma vez que a mesma rotina mostra claramente qualquer propensão à vaidade, quando falhas não são admitidas.

Porém, no dia seguinte, recebi um email de Alina.

Continuei pensando em uma de suas perguntas”, ela fala, “e percebi que não a respondi adequadamente. Sinto que minha fraqueza é duvidar (não há lugar para dúvidas na dança, nem mesmo por uma fração de segundo!) e minha qualidade é ser honesta comigo e com as pessoas ao meu redor”.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conhecendo os benefícios da dança

Misty Copeland

  • Aumenta o tônus e a força muscular

  • Desenvolve resistência física e coordenação motora

  • Aprimora a capacidade aeróbica

  • Melhora a agilidade e a flexibilidade

  • Potencializa o equilíbrio e a percepção espacial

  • Aumenta a consciência corporal

  • Desenvolve a auto confiança e a auto-estima

  • Amplifica a capacidade de raciocínio

  • Amplia o círculo social




Fonte: Campanha Pela Valorização da Dança - Comrua Companhia de Dança
Inspire-se:


 * Caso alguma dessas fotos seja de sua autoria, favor avisar para que eu possa lhe dar os devidos créditos.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Dicas de Maquiagem - Bailarinas

Quando a bailarina está no palco as pessoas da platéia não conseguem enxergar a expressão facial dela, então a maquiagem ajuda e muito nessa parte.

A expressão é muito importante na apresentação de uma dança, é a forma de passar o sentimento ao espectador.

Aqui vão algumas dicas para você fazer uma maquiagem básica, mas com excelente resultado.

Aprender e utilizar um material de qualidade é muito importante. Sua intenção é abrir os olhos da bailarina e realçar a expressão. Então para cada tipo de olho existe uma maquiagem ideal (amendoado, redondo, caído).

Procure a melhor forma de fazer a sua maquiagem e não esqueça que praticando é que você irá aperfeiçoar sua maquiagem.

  • Espalhe a base no seu rosto, o melhor é usar um pincel para fazer isso, passando também no pescoço e colo para não ficar com cores diferentes. (escolha a base do tom da sua pele)

  •  Contorne os seus olhos com lápis ou delineador pelo lado de fora da pálpebra, fazendo um traço que não se encontra com o traço de baixo do lado de dentro. Mas no canto do olho alongue um pouquinho para ficar um pouco puxadinho.

  • Você deve passar a sombra de cor mais forte logo acima da pálpebra, usando um pincel de dentro para fora. E a sombra mais clara acima dessa, para dar mais luminosidade e levantar o olhar.

  • Passar o rímel, que é obrigatório, nos cílios de cima e de baixo. Ou se preferir colocar cílios postiços.

  • Passar o blush na direção diagonal boca-alto da orelha. Para facilitar faça um biquinho com a boca e onde fizer uma fenda na bochecha você passa o blush. De dentro para fora.

  • Se você tiver a sobrancelha rala ou curta, com lápis marrom aumente-a alongando um poquinho, mas nunca para baixo senão fica com cara de triste.

  • O batom também é fundamental. Cores como marrom e vinho pode deixar a sua boca preta no palco, devido a iluminação, prefira o vermelho vivo ou rosa.

Maquiagem Básica:


Dicas para a sua maquiagem durar mais:


  • Você deve limpar sua pele, tonificar e hidratar.

  • Uma dica para a maquiagem dura mais é passar soro fisiológico na pele.

  • Para quem tem a pele oleosa o melhor é usar maquiagem sem óleo (oil-free). E as pessoas que tem pele seca é melhor usar produtos com hidratante.

  • Para disfarçar as olheiras você deve usar um corretivo mais claro que o tom da sua pele.

  • Se seus lábios forem finos demais, você pode desenhar uma linha em volta deles com um lápis de boca e preencher o espaço com batom.

  • Para o batom durar mais tempo na boca, passe uma vez e retire o excesso com um papel. Depois passe o batom novamente, você vai perceber a melhor fixação do batom.

Agora você já sabe como ir linda e bela para o palco!


Fonte: IDE Cia de Dança

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Inspire-se:


* Caso alguma dessas fotos seja de sua autoria, favor avisar para que eu possa lhe dar os devidos créditos.
 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa