sábado, 30 de junho de 2012

Executando um bom grand jeté


Por experiência própria, entendo a dificuldade que algumas bailarinas possuem em realizar um bom salto. Já ouvi de alguns professores: "não é para desenvolver a perna da dianteira, é para lançá-la para frente, sempre muito bem esticada". E como eu quero mudar esse meu "pequeno" erro, procuro treinar bastante o meu grand jeté. Já notei uma melhora no mesmo, mas ainda tenho muito o que trabalhar. Lembrem-se: as repetições são essenciais para atingir o crescimento, ou seja, quanto mais você insiste naquele exercício, mais chances você tem de executá-lo corretamente.


Agora, vamos esclarecer a dúvida:


Como executar um bom grand jeté?



Grand jeté ["grande salto"]: Um longo salto horizontal, geralmente para frente, a partir de uma perna e desembarque, por outra. Este é um grande salto que você irá ver na maioria dos grand finales.


Respondendo a pergunta:


Quando for dar um jeté, não abra o quadril, mantenha sempre o "quadrado" do corpo (o alinhamento entre os ombros e o quadril), e ao saltar, lembre-se de esticar bem as duas pernas, assim seu grand jeté sairá melhor. E nunca se esqueça de sempre lançar para frente a perna da dianteira, não cometa o erro de executar um simples "pulinho" avante.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

A sapatilha ideal

Qual é a sapatilha ideal para o formato dos seus pés?

É de grande importância para uma bailarina conhecer a maioria (quando não todas) marcas e modelos de sapatilhas disponíveis no mercado, assim, a mesma poderá saber qual a mais adequada para seus pés, e obviamente, a que a faz se sentir mais segura.

Mas não basta saber somente isso, de nada adianta limitar os nossos conhecimentos. Quanto mais informados somos, melhor! E é de grande importância conhecer seu próprio corpo e suas limitações (tanto físicas, como psicológicas).

E é justamente das físicas que vim falar hoje: o formato dos pés.

Pode-se classificar os formatos dos pés em três tipos distintos:
  • Grego;
  • Egípcio;
  • Quadrado.
Enumere os dedos dos pés, do dedão ao dedinho, de 1 a 5. Para cada formato, existem as seguintes fórmulas:
  1. Pé Grego – 1<2>3>4>5;
  2. Pé Egípcio – 1>2>3>4>5;
  3. Pé Quadrado – 1=2>3>4>5.
Pé Grego: Este tipo de pé possui o segundo dedo mais comprido que os demais.

Pé Egípcio: O dedão é o maior que todos os demais dedos, que diminuem de tamanho gradualmente.

Pé Quadrado: Este tipo de pé apresenta, pelo menos, três dedos do mesmo tamanho.

Não entendeu? A figura ajuda:


De forma bastante grosseira, pode-se considerar que o pé Egípcio possui a planta mais larga e o Grego a planta mais estreita. Entretanto, há pés largos ou estreitos para ambos os tipos Egípcio ou Grego.

O quadro a seguir dá uma excelente sugestão para as marcas mais adequadas aos formatos dos pés. Mas lembre-se de que é apenas uma sugestão.
O ajuste de toda sapatilha é individual e deve ser acompanhado, nas primeiras vezes, por um especialista ou por seu professor.
Este é apenas um guia prático para a orientação da escolha da sapatilha de acordo com as características anatômicas dos pés. Antes de verificar o quadro, determine o formato do seu pé, fazendo um contorno dele numa folha de papel e comparando o desenho com a figura acima.

ATENÇÃO: Leia todas as dicas abaixo do quadro antes de realizar a escolha.



Eixo vertical: Formato da caixa da sapatilha visto de lado (Quanto mais acima no eixo vertical, mais larga é a caixa. Quando mais abaixo no eixo, mais estreita é a caixa)

Eixo horizontal: Formato da caixa visto de cima (O lado esquerdo é mais estreito e o direito é mais largo)

* As informações do quadro têm propósitos apenas sugestivos. O quadro não garante a precisão absoluta do ajuste da sapatilha. Embora seja considerado apenas o aspecto da caixa, lembre-se que os demais itens da morfologia da sapatilha (altura da gáspea, do calcanhar, etc) também são importantes. Em geral, quanto menor o número da sapatilha, maior é a aparência do tamanho da plataforma e da caixa.

* O quadro não considera as diferentes larguras das caixas em um mesmo modelo de sapatilha (Geralmente, são as letrinhas A, B, C, etc impressas na sola da sapatilha)

* O quadro é o resultado de um estudo realizado pela Bordeaux. Portanto, é apenas um comparativo do tamanho das caixas e não é baseado em minha própria percepção ao calçá-las. Por esta mesma razão, modelos de sapatilhas brasileiras não foram incluídos.

DICAS E SUGESTÕES:

Se você tem PÉ EGÍPCIO:

* Se o dedão e o segundo dedo, ou os três primeiros dedos têm aproximadamente o mesmo tamanho
:

  • É recomendada caixa de largura média a grande;
  • Se o arco plantar é alto – zona amarela clara a verde;
  • Se o arco plantar é baixo (pé chato) – zona rosa clara a azul.

* Se o dedão é maior que os demais dedos:

Este tipo de pé é provavelmente o que apresenta menor simetria com relação ao formato das caixas. Se a caixa for muito estreita, ela não acomodará o dedão. E se for muito larga, haverá sobra de espaço para os demais dedos, exceto o dedão, dificultando a técnica e aumentando o desconforto. É possível que você escolha sapatilhas de caixas mais largas. Entretanto, considerando o excesso de peso em cima do dedão, a escolha pode mudar para uma caixa de largura média.

O importante é acomodar os demais dedos com os ajustadores e ponteiras, alinhando a altura dos mesmos e distribuindo o peso em todos os dedos. Lembre-se que sapatilhas muito largas tendem a dirigir todo o peso do corpo para o dedão.


Se você tem PÉ GREGO:

* Se apenas o segundo dedo é maior:

  • Caixas de largura média a estreita são recomendadas;
  • Se o arco plantar é alto – zona amarela;
  • Se o arco plantar é baixo (pé chato) – zona rosa;
  • Para cada zona, escolha a sapatilha mais larga se o seu pé é largo. E a sapatilha mais estreita se seu pé é estreito. Mas cuidado para não escolher uma caixa muito larga, mesmo que você tenha pés largos. Isso pode aumentar o peso sobre o segundo dedo e causar dor;

  • Utilize ponteiras de gel e ajustadores para acomodar os demais dedos. Se seu pé é muito estreito, utilize ajustadores também nas laterais e nos calcanhares.

* Se o segundo e o terceiro dedos possuem mais ou menos o mesmo tamanho:
  • Caixas de largura média a larga são recomendadas;


  • Se o arco plantar é alto – zona amarela clara a verde;
  • Se o arco plantar é baixo (pé chato) – zona rosa a azul;
  • Pés gregos com dedos de tamanhos equivalentes não se adaptam muito bem em caixas estreitas, oferecendo uma sensação de aperto nos dedos.

Se você tem o PÉ QUADRADO:


* Se o arco plantar é alto:
  • Com relação à largura da caixa, recomendam-se as sapatilhas da zona verde;
  • Se o pé é largo – modelos mais largos da zona verde;
  • Se o pé é estreito – modelos mais largos da zona verde.

* Se o arco plantar é baixo (pé chato):
  • Com relação à largura da caixa, recomendam-se as sapatilhas da zona azul;
  • Se o pé é largo – modelos mais largos da zona azul;
  • Se o pé é estreito – modelos mais largos da zona azul;
  • Caixas muito estreitas poderão causar dor no dedão e no dedinho, mesmo que a largura do seu pé seja estreita.
E mesmo que as larguras sejam as mesmas…


  • Caixas de mesmo tamanho e mesma largura podem ainda ser divididas em: “arco alto em pé estreito” e “arco baixo em pé largo”;

  • Se o arco plantar é alto – zona amarela ou verde;
  • Se o arco plantar é baixo – zona rosa ou azul.

O arco plantar é uma medida em Ortopedia dada pela impressão plantar. Basicamente, é como de define se a pessoa tem pé plano (pé chato), pé normal ou pé cavo. Há diversos problemas anatômicos relacionados com o arco plantar. Mas para nós, basta ter uma ligeira noção de como é o formato do arco de seu pé ou consultar seu ortopedista.



- Se houver dúvidas sobre a utilização do quadro ou sobre o ajuste das sapatilhas e também se quiserem indicações de marcas, é só comentar que eu respondo! ;)

Fonte: Ponta Perfeita

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Para os amantes da dança


Nederlands Dans Theatre I
Junho
NEDERLANDS DANS THEATRE I
Programa variado
Rio de Janeiro | São Paulo

O virtuosismo e a precisão dos movimentos dos bailarinos, corpos cheios de expressão e um vasto repertório construído em 53 anos de existência fazem da Nederlands Dans Theater uma das principais companhias de dança do mundo. Sob a direção artística de Paul Lightfoot, a NDT traz ao Brasil seu elenco principal e mostra um panorama dos seus mais elogiados espetáculos.

Programa da turnê: Memoires d'Oubliettes, Solo Echo e Speak for Yourself (Rio de Janeiro) e Sehnsucht-Schmetterling (São Paulo).


Ballet do Teatro Scala de Milão
Julho
BALLET DO TEATRO SCALA DE MILÃO
Giselle
Belo Horizonte | São Paulo | Rio de Janeiro


O tradicionalíssimo Balé do Teatro Scala de Milão atravessa fronteiras e desafia o limite do tempo. Fundado em 1813, sua qualidade estética e técnica garantem até hoje o seu lugar dentre as grandes companhias do gênero. Na turnê brasileira, a companhia apresentará Giselle, acompanhada por orquestra.

Assista a um trecho do programa Giselle no YouTube
 
 
Nuevo Ballet Español
Setembro
NUEVO BALLET ESPAÑOL
Cambio de Tercio
Rio de Janeiro| São Paulo | Belo Horizonte

Conhecidos por traduzir o clássico em releituras modernas, os premiados coreógrafos Ángel Rojas e Carlos Rodríguez entram em cena, acompanhados por quatro bailarinas, e apresentam diversos estilos da dança espanhola. Cada performance tem sua identidade cênica e visual, proporcionando ao público uma riqueza de ritmos, figurinos e sensações.

Assista a um trecho do programa Cambio de Tercio no YouTube


Les Ballets de Monte-Carlo
Outubro
LES BALLETS DE MONTE-CARLO
Romeu e Julieta
Rio de Janeiro | São Paulo | Belo Horizonte

Um diálogo fluente entre passado e futuro. Sinônimo de excelência e preciosismo técnico, o centenário Les Ballets de Monte-Carlo traz influências de Serge Diaghilev, Serge Lifar e George Balanchine, com um vocabulário técnico e estético herdado dos Ballets Russes que tanto inspiraram a dança e as artes no início do século XX.



Fonte: Dell'Arte

Concurso Cultural


A inscrição no Concurso Cultural Dell’Arte e Lufthansa poderá ser feita até o dia 31 de agosto de 2012.

Prêmio: O autor da melhor resposta ganhará uma viagem para Milão, estadia de três noites e uma visita guiada pelo famoso Teatro alla Scala com direito a um acompanhante.

Os interessados em participar da promoção Dell’Arte e Lufthansa, deverão acessar o site do concurso, informar os dados solicitados, e responder à pergunta:

O que torna as apresentações do Ballet do Teatro Scala de Milão tão especiais?

* O participante poderá concorrer com apenas uma resposta.


Fontehttp://www.dellarte.com.br/minisites/concurso-cultural-milao/
 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa