sábado, 21 de julho de 2012

Amor Eterno


Hoje eu tive o grande prazer de conhecer a história de Nijinsky (o meu conhecimento em relação a esse gênio do universo da dança era limitado, porém, é com grande satisfação que digo o quanto eu aprendi hoje sobre ele e seu legado).

Bom, mais cedo eu estava pesquisando no youtube alguns bailarinos e descobrindo talentos que antes eram desconhecidos (por mim, é claro).

Em meio a tantos vídeos, assisti a uma entrevista realizada com o bailarino Marcelo Gomes (1º bailarino do American Ballet Theatre) no programa Programa do Jô (Rede Globo). Papo vai, papo vem, e o apresentador citou Nijinsky e um certo acontecimento com o mesmo.

* Confira abaixo:

"Você sabe que tem uma foto maravilhosa do Nijinsky que foi tirada por um acaso pelo Jean Manzon que trabalhava no Brasil, num cruzeiro. Foram fazer uma matéria exatamente no hospício onde estava internado Nijinsky já há vinte anos e totalmente catatônico, sentado sem dizer uma única palavra. Quando ele viu o Jean Manzon com a câmera ele falou assim: "Você fotografa?" e o Jean Manzon falou: "Fotografo" e em seguida o Nijinsky falou: "Eu já dancei" e deu um pulo e o Jean Manzon pegou essa fotografia. Ele um senhor, gordo, careca e no ar."

Assisti a entrevista até o fim, mas com uma vontade imensa de que fosse mostrava a tal foto. Estava morrendo de curiosidade, afinal, tratava-se de Vaslaw Nijinsky, um revolucionário. Fora que, o que o apresentador Jô Soares comentou prendeu totalmente a minha atenção, o que eu ouvi realmente me emocionou muito e a partir disso a minha admiração e respeito por esse renomado gênio aumentou.

Ficou claro que após tantos anos afastado do palco, sem ter qualquer tipo de contato, qualquer tipo de convivência com algo pelo qual o mesmo se dedicou por tantos anos, e pelo qual fez tantos sacrifícios, permanecia em sua memória. Tal bailarino escontrávasse num estado mental de risco, pois desenvolveu  esquizofrenia. Mas ainda assim, a dança ainda correia em suas veias, e tudo o que foi realizado e aprendido pelo mesmo estava guardado em sua memória. Isso "minha gente" é amor eterno.

* Para os que também ficaram curiosos em ver "a tal" foto, sim, eu dei uma breve pesquisada e a encontrei:


Vaslaw Nijinsky
Fotógrafo: Jean Manzon
* Fonte da história:


Share This
Subscribe Here

0 comentários:

Postar um comentário

 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa