domingo, 23 de setembro de 2012

Melhorando a flexibilidade da coluna

Qualquer bailarino(a) que se preze sabe como um Cambré maravilhoso faz a diferença!

Tudo bem que alguns monstrinhos(as) já nascem com uma facilidade realmente incrível para tal proeza, mas com muito esforço nós seres humanos normais (risos) também podemos melhorar a flexibilidade da nossa coluna.

Encontrei o seguinte vídeo por um acaso no youtube e faço questão de compartilhar com todos...


Alongamento para melhorar a flexibilidade da coluna, ombro e caixa toráxica de um modo geral.



Nunca descer de uma vez;
Não cruzar os pés;
Forçar o quadril para frente devagar;
Soltar a respiração, ou seja não entrar em apnéia.


Vídeo feito na academia Qualifit Campinas, com os professores Lidiane Soares e Gabriel.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dicas de alongamento e flexibilidade

Fazer alongamento pode contribuir para que o corpo fique mais saudável e também ajuda sedentários e atletas a evitarem dores muito incômodas.

Como o alongamento contribui com o corpo:

- Diminui as tensões musculares, evitando dores.

- Relaxa.

- Contribui para uma melhor coordenação, torna seus movimentos mais fáceis.

- Aumenta a flexibilidade.

- Ajuda a evitar lesões.

- Contribui para um melhor desempenho em atividades físicas intensas, como por exemplo, corrida, natação, futebol, ciclismo, entre outros.

- Ajuda a desenvolver uma maior consciência corporal.

- Melhora a circulação.

- Facilita o aquecimento, pois, eleva a temperatura do corpo.




SESSÕES DE ALONGAMENTO





* Lembre-se de ir sempre aos pouquinhos, forçando o máximo que puder. Com o tempo você vai superando seus limites e melhorando a sua flexibilidade.

 "SEM DOR, SEM GANHO!"

DICAS DE FLEXIBILIDADE:

  • Foco na respiração: Quando expiramos, o nosso corpo tende
    a relaxar. Nesse momento, podemos ganhar um pouco mais de alcance
    no movimento. Quanto maior o relaxamento, maior a flexilibilidade.
  • Mude a rotina: A falta de flexibilidade pode estar ligada à falta
    de estímulo de certos músculos e articulações. Busque continuamente
    estimular áreas que não ganham grande atenção em seu dia.
  • Alongamento: Alongue-se ao esperar o elevador, no trânsito, nos
    intervalos do trabalho, assistindo TV, etc. Em situações do
    dia-a-dia geralmente o nosso corpo fica tenso e é
    importante aproveitar essas oportunidades para pequenos alongamentos.

Várias técnicas de alongamento podem ser usadas para aumentar a flexibilidade de modo seguro e eficaz. Entre elas, está o “alongamento estático”. Você move lentamente a articulação até o máximo que conseguir (final da amplitude de movimento) e, depois, mantenha essa posição por alguns instantes, entre 5 e 60 segundos. Ao fazer esse movimento, é importante parar no ponto de desconforto moderado, ou seja, antes da dor.

Evite movimentos bruscos e súbitos para forçar a flexibilidade. Sacudir, balançar ou dar impulsos (apesar de aumentar a flexibilidade), são movimentos não recomendados, pois aumentam também o risco de lesões associadas a esse tipo de treinamento.

Os exercícios de flexibilidade devem ser feitos diariamente, até mesmo mais de uma vez por dia. Para obter melhores resultados, devemos realizar de 3 a 5 repetições de cada exercício. A regularidade é importante tanto para aumentar quanto para manter a amplitude de movimento desejada.

Ah! Lembre-se de sempre aquecer antes dos exercícios, movimentando bem a musculatura envolvida nos alongamentos.


CURIOSIDADES:


  • Atingimos o auge da flexibilidade quando criança. Depois da adolescência, a flexibilidade tende a cair. Ou seja, quanto mais velho, menor a flexibilidade.

  • É mais fácil alongar em clima quente, do que no frio. Para clima frio o ideal é ficar mais tempo alongando, fazer movimentos mais longos.

  • Nunca começar no limite máximo da extensão do movimento, ir estendendo aos poucos.
Fontes: Yoga Brasil, Escola Bolshoi

sábado, 1 de setembro de 2012

FELIZ DIA DO BAILARINO(A)!!!

Em homenagem ao nosso dia, segue abaixo um belíssimo texto que encontrei no blog Razão para Dançar.


Qual é o tamanho de sua entrega ?
Por Maria Luisa

 

"Ballet clássico. O tom que coloco em minha fala ao dizer isso é de uma força e uma paixão sem igual. Sei bem que não sou a única a pensar desta forma, que há uma legião de pessoas que sonham acordadas com o ballet. Somos varridos pela música e colocamos todo o nosso empenho para fazermos parte desse mundo.

Por quê?

Penso sobre isso há tempos e várias respostas surgiram a minha mente. A que mais me convenceu é a que segue.
As meninas são colocadas aos 7 anos - até menos - em um mundo cor de rosa de conto de fadas, de música, de um palco que parece um mundo imaginário, paralelo, um lugar onde elas podem SER PRINCESAS.

Há um longo caminho para se participar disto e estas meninas são condicionadas a não desistirem, a se sujeitarem a todos os tipos de dificuldades que cincundam o ballet clássico. Elas não conhecem outro mundo.
A bailarina é conhecida como um ser mágico, intocado, aquele da caixinha de música. Uma imagem a ser admirada, uma beleza que nunca poderá ser alcançada. Uma beleza que não pôde ser alcançada por aquelas que não suportam o peso da responsabilidade que o ballet trás e o abandonam, mantendo viva no imaginário a imagem de si mesmas como grandes bailarinas.

E foi aí que me dei conta de que uma garotinha é colocada em um mundo de tantos sonhos e de tamanha beleza que quando se depara com esta beleza, não quer presenciar nada que não seja belo. Não há porta de saída, apenas de entrada. Uma vez que o ballet entra em nossa vida, ele se impregna em nossa alma e se torna permanente. Ballet não é uma distração, e sim, parte de nossa identidade, uma vez que carrega como responsabilidade não apenas formar bailarinos, mas trazer a tona cada dia mais o ser humano em sua própria essência.

Admiro os bailarinos, pois eles têm o coração nobre, uma história de renúncia, de sacrifício, de entrega.
Quero sempre ter esta força. A força de dizer não para todas as outras coisas e renunciá-las em nome do ballet clássico. Assim foi feito por Nureyev e Pavlova, que entregaram a última gota da própria existência em nome da arte e de sua eternização.


PS: Rudolf Nureyev faleceu em 1993 de complicações da Aids, sendo que  depositou toda sua paixão arrebatadora para dirigir uma produção de La Bayadere para o Ballet Opera de Paris em 1992, ano em que já estava com a saúde altamente comprometida.

Anna Pavlova faleceu em 1931 de pneumonia e dizem que suas últimas palavras foram "Execute o último compasso bem suave" (sobre A Morte do Cisne, ballet que a consagrou).

Assim como eles, muitos outros bailarinos dedicam/dedicaram suas vidas exclusivamente ao ballet."


 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa