quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dicas de alongamento e flexibilidade

Fazer alongamento pode contribuir para que o corpo fique mais saudável e também ajuda sedentários e atletas a evitarem dores muito incômodas.

Como o alongamento contribui com o corpo:

- Diminui as tensões musculares, evitando dores.

- Relaxa.

- Contribui para uma melhor coordenação, torna seus movimentos mais fáceis.

- Aumenta a flexibilidade.

- Ajuda a evitar lesões.

- Contribui para um melhor desempenho em atividades físicas intensas, como por exemplo, corrida, natação, futebol, ciclismo, entre outros.

- Ajuda a desenvolver uma maior consciência corporal.

- Melhora a circulação.

- Facilita o aquecimento, pois, eleva a temperatura do corpo.




SESSÕES DE ALONGAMENTO





* Lembre-se de ir sempre aos pouquinhos, forçando o máximo que puder. Com o tempo você vai superando seus limites e melhorando a sua flexibilidade.

 "SEM DOR, SEM GANHO!"

DICAS DE FLEXIBILIDADE:

  • Foco na respiração: Quando expiramos, o nosso corpo tende
    a relaxar. Nesse momento, podemos ganhar um pouco mais de alcance
    no movimento. Quanto maior o relaxamento, maior a flexilibilidade.
  • Mude a rotina: A falta de flexibilidade pode estar ligada à falta
    de estímulo de certos músculos e articulações. Busque continuamente
    estimular áreas que não ganham grande atenção em seu dia.
  • Alongamento: Alongue-se ao esperar o elevador, no trânsito, nos
    intervalos do trabalho, assistindo TV, etc. Em situações do
    dia-a-dia geralmente o nosso corpo fica tenso e é
    importante aproveitar essas oportunidades para pequenos alongamentos.

Várias técnicas de alongamento podem ser usadas para aumentar a flexibilidade de modo seguro e eficaz. Entre elas, está o “alongamento estático”. Você move lentamente a articulação até o máximo que conseguir (final da amplitude de movimento) e, depois, mantenha essa posição por alguns instantes, entre 5 e 60 segundos. Ao fazer esse movimento, é importante parar no ponto de desconforto moderado, ou seja, antes da dor.

Evite movimentos bruscos e súbitos para forçar a flexibilidade. Sacudir, balançar ou dar impulsos (apesar de aumentar a flexibilidade), são movimentos não recomendados, pois aumentam também o risco de lesões associadas a esse tipo de treinamento.

Os exercícios de flexibilidade devem ser feitos diariamente, até mesmo mais de uma vez por dia. Para obter melhores resultados, devemos realizar de 3 a 5 repetições de cada exercício. A regularidade é importante tanto para aumentar quanto para manter a amplitude de movimento desejada.

Ah! Lembre-se de sempre aquecer antes dos exercícios, movimentando bem a musculatura envolvida nos alongamentos.


CURIOSIDADES:


  • Atingimos o auge da flexibilidade quando criança. Depois da adolescência, a flexibilidade tende a cair. Ou seja, quanto mais velho, menor a flexibilidade.

  • É mais fácil alongar em clima quente, do que no frio. Para clima frio o ideal é ficar mais tempo alongando, fazer movimentos mais longos.

  • Nunca começar no limite máximo da extensão do movimento, ir estendendo aos poucos.
Fontes: Yoga Brasil, Escola Bolshoi
Share This
Subscribe Here

0 comentários:

Postar um comentário

 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa