segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Benefícios do Ballet Adulto

1 – Exercício

O Ballet é um grande exercício para o corpo. O Ballet exercita o corpo como um todo, cada músculo, com graça e suavidade.  A sequência de exercícios promove o condicionamento dos músculos, o fôlego, a firmeza e a precisão.

2 – Flexibilidade

Há quanto tempo você não faz mais as coisas que fazia quando era criança? Amarrar os sapatos, coçar as costas, levantar-se de uma vez do chão, e outras tantas coisas que tinha facilidade para fazer e que agora o corpo parece não responder mais. Sentar para amarrar os sapatos, pedir para alguém coçar nossas costas, apoiar as mãos para levantar-se do chão são consequências de anos de descuido com o nosso corpo. No Ballet trabalha-se para corrigir estes danos. Mais do que músculos, o Ballet dá qualidade de vida às pessoas, devolvendo ao corpo suas verdadeiras habilidades e funções. Consequência natural disto: sua vida pessoal vai melhorar, com você fazendo suas tarefas do dia a dia com mais facilidade e suavidade.

3 – Postura

Quer ter uma postura elegante? Andar com suavidade? Sentar-se corretamente? Mais uma vez o ballet pode te ajudar. A prática do Ballet exige a perfeição dos movimentos, com tórax, membros superios e inferiores . Essa postura herdada do Ballet, mais uma vez, beneficiará as atividades do seu dia a dia.

4 - Coordenação Motora

Movimentar-se, selecionando e ordenando de maneira independente diferentes partes do corpo, é uma capacidade inerente aos praticantes de ballet através dos exercícios e passos desta dança. É dividido em coordenação motora fina, que está relacionada com a implementação do controle de movimentos musculares, particularmente das mãos e pés combinados com a visão. E coordenação motora grossa, que se refere ao envolvimento de grandes massas musculares para a execução de movimentos que exigem precisão.

5 – Disciplina

Aprender todos os passos, sua execução e encadeamentos, com precisão e suavidade exige disciplina e envolvimento. Esse controle mental será inevitavelmente aplicado às sua outras atividades diárias, melhorando seu desempenho e tornando mais fácil a realização das tarefas.

6 – Resistência

É a capacidade do corpo em desempenhar ações que envolvam grandes massas musculares por um longo período tempo. Numa apresentação fica evidente a resistência que as balarinas adquirem com o ballet. A longa sequência de passos que elas desenvolvem não seria possível sem essa resitência física.

7 - Expressão Corporal

Mais que um exercício, o ballet tem um objetivo maior: expressar a música através de cada parte do seu corpo, com graça e suavidade, mas ao mesmo tempo, com força e firmeza. Numa sala de ballet adulto, os alunos podem restringir-se somente aos exercícios físicos regulares, se assim quiserem. Mas se ao contrário, quiserem apresentar-se (nem que for em frente aos familiares e amigos), poderão dizer através dos movimentos de seus corpos, o que determinada música significa para eles.

8 - Exercício para a mente

A sequência de passos, sua execução, nomes, encadeamentos e músicas exigem muita atenção e concentração para serem aprendidos. É um verdadeiro exercício para a mente.

9 – Você

Se você nunca fez Ballet antes ou fez e parou por algum motivo qualquer e quer voltar, as aulas de Ballet para adultos foram pensadas exatamente para você. Essas aulas respeitam os limites do seu corpo. Além disto, nessas aulas você vai encontrar gente como você, da sua idade e mesmas características físicas.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Exercícios para tonificar os músculos abdominais e a região lombar


Posição ponte com uma perna para cima

Deitado no chão com a barriga para cima, joelhos dobrados. Levante corpo na posição ponte, apoiando o seu peso em seus pés e braços. Estique uma perna para cima, calcanhar apontando para cima (pé em flex) e lentamente vai levando a perna para o lado sem mover o resto do corpo. Use o abdome para estabilizar o seu corpo e não prenda sua respiração. Faça 10 vezes com cada perna.




Equilíbrio trabalhando abdomen

Comece deitando de lado e empurre seu corpo para cima a fim de que seu corpo seja suportado pelo braço direito, os pés sobrepostos. Estique o braço esquerdo e equilibre por um momento, então, levar o braço esquerdo para baixo do corpo e torcendo o corpo, transformando-o em direção ao chão, mantendo o resto do corpo no lugar. Contraia o abdome e segure por 2 segundos, e então voltar à posição inicial. Faça 10 vezes de cada lado.



 Bicicleta

Deite-se virado com a barriga para cima. Coloque as mãos atrás da cabeça, cotovelos para fora e flexione o joelho direito, puxando-o para seu peito enquanto toca o joelho com o cotovelo oposto. Comece um lento movimento de pedalada, tocando o cotovelo oposto ao joelho oposto, alternando cada lado. Mantenha o abdômen contraído (não deixe que eles incham) e respiração de forma contínua. Faça 3 séries e 10 repetições cada uma.


Costas com halteres


Segure uma barra ou halteres na frente das coxas, pés na largura dos quadris e abdomen bem contraído e mantendo o peso próximo a seus pés, leve o peso de até o meio da canela (ou onde quer que seja confortável), mantendo as pernas retas (mas não travadas). Volte à posição inicial e verifique se o abdomen está contraído durante todo o movimento. Faça 3 séries de 6 repetições.


De bruços, treino de lombar

Deitar de bruços com as mãos atrás da nuca. Levante a parte superior do corpo do chão alguns centímetros, mantendo a cabeça e o pescoço alinhados. Para um desafio, então, levante os pés do chão mantendo as pernas estendidas (joelhos não têm que ficar juntos). Faça 5 séries de 10 segundos cada.

Fonte: Dicas de Dança

sábado, 20 de outubro de 2012

Massagem terapêutica para bailarinos

Massagem Terapêutica para bailarinos – Depois de um dia de muito ensaio a massagem terapêutica é um ótimo remédio

Depois de um dia duro no trabalho é tão bom voltar para casa e receber uma massagem nas costas de um ente querido. Um toque suave ajuda a ativar e estimular os sistemas do corpo deixando você sentir um pouco mais renovada e relaxada. Sentir estes benefícios de uma massagem de entes queridos e  imaginar os enormes benefícios de receber uma massagem de um terapeuta treinado. Os terapeutas de massagem são educados no corpo, eles sabem como reviver um músculo, reduzir a tensão, aumentar a flexibilidade e circulação sanguínea.

Massagem terapêutica é um antigo tratamento que tem sido usado para melhorar as condições de saúde ao longo dos séculos. A coisa boa sobre a massagem terapêutica é que tudo se resolve com o toque. Os seres humanos são tangíveis e precisam ser tocados, mas aqui no mundo ocidental que se afastam uns dos outros se tornando anti-sociais, participação em nosso estresse e ansiedade. Uma massagem aqui e ali pode ajudar a reviver os problemas de saúde e construir conexões.

A massagem terapêutica é conhecida como um antídoto para o stress. Todo mundo fica estressado, mas nos colocamos em situações difíceis que geram maior estresse, tais como: prazos para cumprir, trabalhando em dois empregos, gestão de uma família e tentar se manter saudável e bonito. Ao encontrar um massagista e visitando-o com freqüência, você será capaz de relaxar, lidar com o estresse, manter o foco, ser menos deprimido e ansioso e mais alegre.

Outros grandes benefícios à saúde que a massagem terapêutica traz:

• Imunidade melhorada

• Flexibilidade  – aumento conjunta

• Asmáticos – recebe uma melhor função pulmonar e fluxo de ar

• Atletas se recuperam melhor de ferimentos

• Simples enxaqueca é aliviada

• As cicatrizes são reduzidas

• Reduz o inchaço

                                                    • Melhora a gama geral de movimento

                                                                • Melhora a circulação

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sete motivos para escolher o balé como o seu exercício físico

Dança corrige a postura, previne dores nas costas e define os músculos

Difícil arranjar um exercício mais completo do que a natação - o exercício trabalha os músculos do corpo todo, exige melhora da respiração e estimula o condicionamento cardiovascular. Mas um estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, conseguiu encontrar uma atividade ainda mais eficiente: o bale clássico. A equipe de pesquisadores comparou o desempenho de membros da famosa academia Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, como equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal.

"A técnica é indicada tanto para crianças como para adultos por ser uma atividade física que trabalha todo o corpo, como poucas modalidades esportivas fazem", afirma o ortopedista Marcelo Cavalheiro, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Conheça os benefícios que você pode esperar ao eleger o balé como a sua opção de exercício físico:
 

 Respiração de atleta

Dançar uma música clássica é calmo para quem assiste, mas quem dança escorre suor e precisa de um fôlego danado para terminar uma coreografia cheia de saltos, piruetas e outros passos difíceis. Por isso, faz parte das aulas aprender a respirar aproveitando o máximo possível da capacidade do diafragma: coloque a mão um pouco acima da sua cintura e procure inspirar pelo nariz, empurrando a mão para fora. Na hora de soltar o ar, contraia como se quisesse encostar uma mão na outra. "Essa respiração é um ótimo trabalho de todo o sistema cardiovascular e respiratório", afirma Marcelo Cavalheiro.

 

Postura perfeita

Dor nas costas causada pela má postura é um problema que dificilmente perturba bailarinos. "O balé clássico trabalha os principais grupos musculares responsáveis pela manutenção da postura, que são a musculatura abdominal, peitoral e das costas", afirma a professora de balé Mariana Bastos, coordenadora pedagógica do Ballet Paula Castro, de São Paulo. "Os alunos são estimulados a manter a postura correta, com abdômen contraído, quadril 'encaixado' e coluna alinhada." O ortopedista Marcelo também explica que esse alinhamento de todo o corpo faz com que garante um ótimo equilíbrio corporal. "O aluno consegue realizar as atividades do dia a dia com movimentos mais precisos, articulações protegidas e menor gasto de energia", afirma. 

Músculos trabalhados

Engana-se quem acredita na aparência frágil dos bailarinos. "O balé promove hipertrofia, ou seja, aumenta e fortalece os músculos tanto quanto a musculação", afirma o ortopedista Marcelo. Além de toda a musculatura responsável pela postura, Mariana Bastos afirma que a técnica estimula tantos os membros inferiores quanto superiores, por conta de exercícios de salto, sustentação em determinadas posições e força nos braços para carregar as bailarinas (no caso dos homens).



Barriga chapada

Bailarino com barriga saliente é algo raro de ser ver. Primeiro porque a postura correta é cobrada o tempo todo nas aulas, o que inclui encolher a barriga. Segundo, porque é uma atividade física como qualquer outra que proporciona queima de calorias. Para conseguir bons resultados, no entanto, é preciso fazer aulas regularmente, de duas a três vezes por semana, no mínimo.





Flexibilidade

Segundo o ortopedista Marcelo, não adianta ser apenas forte ou ter músculos elásticos, é preciso ter equilíbrio muscular. "Nesse ponto, o balé pode ser melhor até que a musculação de academia, porque alonga e trabalha os músculos ao mesmo tempo", afirma. Como resultado, os grupos musculares não ficam encurtados e há menor risco de lesões. "A flexibilidade é trabalhada em todos os exercícios de balé porque os movimentos precisam ser realizados com grande amplitude", afirma a professora de balé Mariana.




 

Bem-estar e percepção corporal

Por ser ao mesmo tempo uma atividade prazerosa - os movimentos acontecem de acordo com o compasso da música - e um exercício físico que libera endorfina, uma substância responsável pelo prazer, o balé proporciona muito bem-estar. "A técnica também ajuda a melhorar a autoestima e a percepção corporal, pois é preciso ter consciência de todas as partes do corpo para realizar os exercícios", afirma Mariana Bastos.



Agilidade e coordenação motora

Conforme o aluno consegue aprender e executar os exercícios básicos de balé, os passos vão ficando mais difíceis. "A complexidade dos movimentos aumenta em cada estágio, exigindo cada vez mais agilidade e coordenação motora", comenta a professora de balé Mariana. Também é preciso dominar bem a técnica porque, por mais que os exercícios sejam difíceis de executar, o bailarino precisa realizar cada movimento de forma leve e sutil, sem mostrar o esforço que está fazendo. "A ideia que se transmite ao público é de uma arte delicada e elegante", lembra Mariana.


 

Fonte: Minha Vida

Saúde do bailarino(a) 3

Unhas encravadas: O que fazer?




Tem muita gente que sempre ouve falar de unhas encravadas, mas nem sabem o que são. E muita gente que pode até sofrer com elas e mesmo assim não sabe o que é. A unha está encravada quando parte dela empurra o canto do dedo do pé. Este dedo torna-se sensível ao tato, vermelho e inchado. Coloque o pé de molho durante 20 minutos duas vezes ao dia em água morna com um pouco de sabão bactericida. Enquanto o pé estiver de molho faça uma massagem sobre a parte inflamada da cutícula. Outro cuidado a ser tomado: use uma pomada antibiótica, aplicando-a cinco ou seis vezes ao dia. Corte o canto da unha. A dor é causada pela fricção da unha contra a cutícula exposta. Você pode ir em um médico pedólogo que se encarregará de cortar este canto. Será preciso fazer isso apenas uma vez para facilitar o crescimento da unha sobre a cutícula, ao invés de crescer enterrada nela.

Tente não usar sapatos fechados, calçando sandálias ou mesmo ficando descalço o máximo possível para evitar a pressão sobre a unha. Quando não tiver jeito, proteja a unha encravada da seguinte maneira:

  • Se o lado interno estiver machucado, coloque uma esponjinha (ou gaze, ou algodão)  presa com fita adesiva entre os dedos a fim de evitar que fiquem se tocando.
  • Se o lado machucado for o externo (isso só acontece no caso da unha encravada ser a do dedão ou a do mindinho), coloque uma esponjinha (ou gaze, ou algodão) com fita adesiva na parte externa do dedão para evitar que a unha fique tocando a parede do sapato.
Essas medidas também podem ser tomadas durante a aula de ballet. Para prevenir essas indesejáveis, corte MUITO BEM as unhas, deixando-as retas e evitando os cantos. Procure ajuda médica imediatamente se observar estrias avermelhadas que se estendem além do dedo, se o pus ou a secreção amarelada não sair em 48 horas de tratamento, se a cutícula não sarar completamente após 2 semanas ou se tiver outras perguntas e preocupações.

Bolhas

As bolhas ocorrem quando a pele é friccionada para frente e para trás de encontro ao interior da sapatilha.

A maioria das bolhas causadas pelo trabalho de ponta estoura e há às vezes sangramento. Uma vez que a pele crua é exposta, a dor de dançar com uma bolha aberta é enorme. É melhor parar de dançar e tender à bolha do que arriscar-se à piora e à infecção da área. Se algum pedaço de pele morta remanescer na bolha aberta, corte-o fora com tesoura esterilizada. Cubra a bolha com Merthiolate ou água oxigenada. Exponha a bolha ao ar fresco sempre que possível. Se você tiver que dançar em sapatilhas de ponta outra vez antes de que a bolha esteja curada, faça o seguinte: corte um pedaço de uma borrachinha ou um plástico (para isolar a área ao redor da bolha) e faça um furo no meio deste - um pouco maior do que o tamanho da bolha. Coloque-o em torno da bolha e fixe com fita adesiva ou esparadrapo. Se necessário, use duas camadas da borrachinha. Dá também para usar gaze.

Se um dedo do pé começar a criar bolhas insistentemente, é aconselhável envolvê-lo com band-aid ou esparadrapo antes de cada aula. Isto deve impedir que uma nova bolha se forme.

Calos e endurecimento da pele

Sabe quando a pele fica um pouquinho dura e mais consistente? Isso ocorre geralmente nas juntas dos dedos do pé e no tendão de Aquiles, onde o pé é mais intensamente friccionado pela sapatilha. A pele nestas áreas pode avermelhar e amaciar imediatamente depois do trabalho de pontas, mas endurecer-se-á mais tarde. Não se preocupe com esse endurecimento: ele é até mesmo benéfico para prevenir a formação de novas bolhas.

Já os calos são o resultado da pressão anormal das sapatilhas mal ajustadas e podem ser muito dolorosos.

Os calos duros, no alto dos dedos do pé, podem responder às medicações comerciais ou podem necessitar dos cuidados de um médico. Os calos macios, que se formam entre os dedos do pé, podem ser tratados somente pela separação dos dedos com algodão ou gaze.

Joanete

Joanete é a inflamação da articulação do dedão do pé causada pela pressão imprópria nessa área.

Deve-se tomar cuidado em ver se as sapatilhas de ponta (e até os sapatos normais) são largas o bastante na parte da caixa, onde estão as junções do metatarso, e se o pé está colocado corretamente na ponta (os dedos do pé devem formar uma perpendicular com o assoalho). Para ajudar a aliviar a dor, um espaçador de dedos pode ser colocado entre o dedão e o "indicador". Isto posiciona corretamente o dedão e impede-o que seja esmagado pelos outros dedos em um ângulo. Um espaçador de dedos pode ser feito de uma tira de uma polegada (2,5 cm) de papel toalha. Ela deve ser dobrada em um retângulo pequeno e prendida entre os dedos do pé com fita adesiva ou esparadrapo.




Fonte: Studio Corpo e Dança

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Saúde do bailarino(a) 2

TendiniteUm pequeno esclarecimento: as mãos, os pés, o pescoço e todas as partes que se dobram, ou seja, praticamente o corpo inteiro está repleto de tendões. Mas, afinal, o que é a tendinite? As palavras terminadas com o sufixo 'ite' indicam um processo inflamatório. Tendinite é, assim, a inflamação que acontece nos tendões.

Essa inflamação pode ter duas causas:



A primeira são esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. Essa primeira causa é bem freqüente nas tendinites do ballet...
A segunda causa é a desidratação: quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados devido à uma alimentação incorreta e toxinas no organismo, pode ocorrer uma tendinite. A tendinite se manifesta inicialmente com dores e muitas vezes com a incapacidade da pessoa em realizar certos movimentos. A pessoa pode sentir dores ao subir ou descer escadas, caminhar, dobrar os joelhos, entre outras posturas ou movimentos. Inicialmente, a tendinite pode ser confundida com artrite reumatóide. Portanto, há a necessidade de um bom médico para diagnosticar corretamente o problema. Dependendo da natureza e do grau de severidade da lesão, as formas de tratamento vão desde a indicação de antiinflamatórios até a imobilização do membro afetado (por exemplo, tala ou engessamento).
Em primeiro lugar, porém, é preciso repouso. Após um certo período, a pessoa é aconselhada a fazer fisioterapia, para acelerar o processo de cura. Uma das técnicas indicadas para a tendinite é a crioterapia, aplicação de bandagens a temperaturas muito baixas ou bolsas de gelo.

Massagens também são indicadas como auxiliares no tratamento. A aplicação local de corticóides é apenas indicada dos casos mais graves. No caso de tendinite de origem química, os médicos indicam uma dieta alimentar especial, para prevenir a desidratação que pode resultar na pouca ou nenhuma lubrificação dos tendões e conseqüente no agravamento da doença. Essa dieta exige a retirada de alimentos ácidos e graxos, incluindo-se a manteiga e o chocolate e as frutas ácidas. Se a tendinite não for tratada em tempo ou da maneira adequada, ou mesmo se a fisioterapia não for feita durante o período necessário, pode haver seqüelas. A pessoa não tratada pode sofrer uma ruptura do tendão após um período de inflamação mal cuidado. Pode continuar com as dores e se tornar incapaz para o trabalho.

Por isso, é importante seguir todos os passos indicados pelo médico para um pronto restabelecimento. Para prevenir a tendinite, não se deve expor-se a grandes períodos ininterruptos de exercício.

Uma parada, uma pausa por alguns minutos pode significar um ganho em termos de continuidade em médio e longo prazo. Outra coisa para prevenir a tendinite é ter uma alimentação balanceada, evitando a tendinite química.

Por último, vale lembrar que os casos mal curados podem acabar necessitando de cirurgia.
Vale a pena, portanto, se preocupar com a prevenção, onde os gastos e o desgaste emocional são muito menores.


Retração muscular

É o encurtamento do tecido muscular, restringindo a mobilidade e flexibilidade normais desse músculo.

Causas: O uso da musculatura sem trabalho de alongamento da mesma após o término da atividade física.

Tratamento: Exercícios de alongamento antes e após a aula de ballet.



Síndrome Patelo-femoral



É uma condição degenerativa que resulta no amolecimento da superfície articular da rótula. De causa desconhecida, aparece principalmente nas mulheres jovens e suas conseqüências podem perdurar até a vida adulta.

Caracteriza-se principalmente por dor nas flexões demoradas e nas extensões, quando a estrutura articular amolecida pode se precipitar dentro da articulação, gerando ruídos durante o movimento, limitando a articulação do joelho e provocando o aparecimento de sinais gerais de inflamação. Qualquer aluno ou profissional de dança que apresente tais sintomas deve ser encaminhado ao ortopedista, pois a síndrome patelo-femoral ou condromalácia pode evoluir para a sub-luxação patelar e até para a artrose, e ser responsável pelo afastamento definitivo da vida profissional se não for adequadamente tratado.



Fonte: Studio Corpo e Dança

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Saúde do bailarino(a)

Um bailarino precisa saber como lidar com seu instrumento de trabalho, o corpo. Se não souber, pode enfrentar sérias complicações.

  • Para evitar aquelas dores chatas nos músculos depois da aula, sempre se aqueça o máximo possível antes desta. Mas atenção! Não pense em alongar-se bastante! Nunca extrapole seus limites, pois a aula ainda vai começar, ou seja, você tem muito o que se alongar ainda...  Senão, isso poderá resultar em muita dor de cabeça (e de músculos) depois.
  • Após as aulas, se você sentir dores na parte em que se alongou bastante,
    como coxa, virilha, panturrilha, compressas de gelo vão bem.
  •  Se você for tomar banho após a aula, procure tomar banhos quentes, pois seu corpo
    ainda está morno pelo exercício, e banhos frios podem resultar em choques térmicos.
  • Após exercícios de alongamento, relaxe os músculos, massageando-os ou chutando as pernas para a frente.
    Assim o músculo não fica muito "tenso", e nem fica aquela "coisa dura" quando você anda.
  •  Em casa, se você ainda sente dor em alguma parte de seu corpo, passe pomadas que aliviam a dor, como CATAFLAN EMUGEL®, CALMINEX® e GELOL® . Elas promovem resultados rápidos.
  • Atenção! Se nenhum desses itens ajudar para melhorar alguma dor que você esteja sentindo, procure um médico imediatamente. Pode ser um problema sério, como bursite, distensão, contratura etc.

    Cãibra
    A cãibra é uma retração involuntária e dolorosa do tecido muscular, que pode comprometer desde uma pequena parte de um músculo até um grupo muscular inteiro. Pode durar alguns segundos ou minutos.
    Causas: A causa mais comum da cãibra nos bailarinos é a fadiga muscular, mas também pode ter outras origens como o frio e a falta de potássio no organismo, que também é apontada como agente importante.


    Tratamento:
    O alongamento do músculo ou músculos comprometidos.
    Fontes de Potássio: Água de coco, fígado, laranja, banana, feijão, carne.


    Distensão muscular


    É a ruptura espontânea de várias fibras musculares causada por esforço, com dor súbita e forte durante o movimento e que, às vezes, impossibilita que o músculo afetado se movimente. A dor desaparece com o repouso, mas reaparece com o movimento. Às vezes, pode caracterizar-se pela presença de manchas vermelhas ou escuras sobre o local comprometido, devido ao sangue liberado pelos vasos sangüíneos na ruptura muscular.

    Causas:
    Passos ou exercícios de difícil execução, bruscos ou pesados, feitos sem o devido aquecimento prévio, são a principal causa da distensão. Os músculos mais freqüentemente afetados são os internos da coxa e os da panturrilha.


    Tratamento: Primeiramente, parar com a atividade física imediatamente. Depois, procurar um médico ou fisioterapeuta.

    Você pode até aplicar gelo ao redor ou sobre a parte afetada durante 20 ou 30 minutos, fazendo uma leve compressão e com intervalos de pelos menos uma hora (isso enquanto houver aumento de volume no local, o que acontece nas primeiras 48 a 72 horas). Após o terceiro dia, deve-se aplicar calor úmido em torno ou sobre a parte lesada. Isso estimulará a circulação, o que eliminará os produtos nocivos do metabolismo celular, acelerando o processo de cicatrização. Após o terceiro dia, também pode ser usado o contraste calor-frio, ou seja, 5 minutos de calor para 4 minutos de gelo. Esse tempo vai sendo reduzido gradativamente até um minuto de calor.

    Após o desaparecimento da dor aguda, o retorno do bailarino à atividade deve ser feito com aplicação de calor local durante 10 a 15 minutos antes da aula e aplicação de compressas de gelo também durante 10 a 15 minutos depois da aula. Isso evitará que o edema se instale. Exercícios de alongamento e fortalecimento muscular devem ser feitos a fim de que a musculatura atrofiada pelo desuso seja novamente preparada para o retorno às atividades normais. Se durante a atividade o local lesado se mostrar mais doloroso do que antes de iniciá-la, pare, aplique gelo e procure o seu médico
    ou fisioterapeuta.


    Entorse


    Ocorre quando o limite fisiológico de uma articulação é ultrapassado. Pode estar acompanhado de distensão, ruptura total ou parcial dos ligamentos, ou casos mais graves do arrancamento da inserção do ligamento.

    Causas: Como a maioria dos entorses na dança acontece nos joelhos e tornozelos, quase sempre as causas são o piso inadequado que prende os pés enquanto o corpo continua no movimento ou a torção dos tornozelos em exercícios na ponta ou na meia ponta.

    Tratamento: Aplicar gelo sobre a articulação afetada durante 20 a 30 minutos, elevar o ponto comprometido (se possível, acima do nível do peito) e encaminhar imediatamente ao médico.

    Fonte: Studio Corpo e Dança
 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa