segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Exercícios para melhorar o equilíbrio

1. Permaneça descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos dos pés para o chão. Concentre-se na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedão do pé. Tente puxar para cima e para fora das articulações, mas manter os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.

2. Fique em um pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo em partes iguais entre o calcanhar e a bola do pé. Fique nesta posição por um minuto, em seguida, mude para o outro pé.

3. Fique em um pé com o peso do corpo dividido entre o calcanhar e a bola do pé. Levante o calcanhar e gire lentamente para a esquerda (uma volta de 90 graus) sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita algumas vezes, em seguida, alternar os pés. Uma vez que você estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.

4. Com o auxílio da barra, ou barra provisória (você pode usar o encosto de uma cadeira ou do sofá, ou um móvel alto que você possa se equilibrar), faça movimentos de elevé (ficar na meia ponta) e desça, cinco vezes em cada posição (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª). Este exercício ajudará no fortalecimento dos músculos e tendões nas regiões do tornozelo e dedos do pé.

5. Ainda com o auxílio da barra, fique na primeira posição. Com um dos pés, tendu a la second (veja a figura). Alterne o pé em flex (fletir o pé) e pointe (pé esticado como na figura), quatro vezes, retornando à primeira posição. Troque de pé. Este exercício auxilia no fortalecimento e alongamento de tendões e musculatura do pé.
6. Com o pé fletido (flex), na posição do ponto anterior, vá soltando a barra devagar, ficando em posé (pose, parada), tentando equilibrar-se em uma única perna. Faça para ambos os lados.

7. Fique em meia ponta, com os dois pés, em primeira posição, e vá soltando lentamente a barra, erguendo os braços para o alto em quinta posição. Não se esqueça de manter a coluna reta, bumbum contraído, joelhos esticados, barriga para dentro e peito para fora. Deixe a cabeça equilibrada entre os dois ombros, sem baixá-la nem erguê-la.

8. Tendu derriére, tire o pé de trás um pouco do chão, braços em segunda posição, e fique nesta posição alguns segundos, equilibrando-se. Faça para os dois lados.
9. Retiré passé, o pé da base vai ficando na meia ponta (elevé). Aos poucos, tire as mãos da barra, erguendo-as devagar para a quinta posição. Tente ficar o máximo que conseguir nesta posição, equilibrando-se. Faça para os dois lados.


10. Segurando na barra, fique na posição de arabesque, com o pé de base todo no chão. Tente esticar ao máximo, mas sem forçar muito, pois a inteção com este exercício é adquirir o equilíbrio, não alongar. Vá soltando devagar a barra, e tente ficar o máximo de tempo equilibrado nesta posição. Faça para os dois lados.

11. Segurando na barra, fique na posição de arabesque. Aos poucos, vá ficando em elevé com o pé da base, e depois, solte devagar a barra, ficando ao máximo nesta posição. Faça para os dois lados.

12. Por último, segurando a barra, faça attitude devant e derriére, e com o pé de base na meia ponta, devagar vá soltando a barra, e fique na posição o máximo de tempo possível. Faça para os dois lados.

Fonte
: Entre Projetos e Sapatilhas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Dicas para bailarinas

No Dia da Apresentação

  • Quando você estiver arrumando sua bolsa, faça uma lista para não esquecer nenhum acessório. Comece pelos ítens mais importantes, como a sapatilha e o próprio figurino.
  • Tenha sempre um estojo com linha, tesoura e agulha. veja se suas meias não tem fios puxados e se suas sapatilhas estão com as fitas e elásticos bem presos.
  • Para a maquiagem, é bom ter sempre uma rede de reserva, escova, muitos grampos e gel, caso seu coque despenque. Se você tiver feito a maquiagem em casa, leve sempre de reserva o que você usou para fazê-la.
  • Não esqueça de sorrir. Mostre que você está dançando por prazer, que dançando você se sente feliz. Uma bailarina séria tira toda a graça e suavidade da dança.
  • Tire anéis, pulseiras, colares... a não ser que façam parte do figurino.


Disciplina


Como ser uma bailarina diciplinada:

  • Nunca faça uma aula de ballet de cabelos soltos, ou presos como "rabo-de-cavalo". Não é apropriado, além de atrapalhar no desempenho. O aconselhável é fazer um coque.
  • É necessário usar pelo menos o básico no figurino, como: o colant, a meia calça e a sapatilha. Não se esqueça de nenhum destes para fazer a aula.
  • Tente não se atrasar para chegar a aula. Além de tirar a concetração das outras alunas, pode não ser bom para você também, pois perderá os exercícios de aquecimento que são muito importantes.
  • Não entre no meio da aula sem pedir licença, uma bailarina precisa ser disciplinada, até mesmo porque precisa saber como se portar eventualmente quando for fazer cursos com outros professores.
  • Não converse em aula, e preste muita atenção quando seus colegas tirarem dúvidas, pois poderão ser as suas também.
  • Preste atenção nas correções feitas em seus colegas, você poderá estar cometendo o mesmo erro.
  • Procure não faltar a aula.
  • Tente sempre ir além do que você conseguiu na aula anterior, e mesmo que você não consiga ir além nesta aula vá tentando, mas nunca desista porque um dia você chega lá. É tentando que se consegue...

Como Crescer Como Bailarina


  • Faça aula diariamente, para haver um progresso mais rápido e seus músculos se acostumarem com seu esforço.
  • Saiba ouvir a correção de seu professor. Ele está vendo se você está certa ou errada.
  • Nunca fique sem resposta para suas dúvidas. Pergunte tudo que não souber, assim você aprenderá coisas novas a cada dia.
  • Estabeleça metas e não imponha limites aos seus esforços. No final do ano você verá que valeu a pena.
  • Aceite seus erros, mas não esteja satisfeita com eles. Tente melhorar a cada dia.

Fonte: Escola de Ballet Coppélia

Exame da Royal

Exames


O treinamento de Ballet Clássico com a Royal Academy of Dance abre um leque de oportunidades para os estudantes. Para você que quer um exercício físico que também lhe dá possibilidades artísticas, ou se quer seguir carreira na área de dança, as aulas de ballet com um professor registrado pela Academia são o que você precisa para atingir seu objetivo.

Os Exames oferecem aos estudantes o desafio de mostrar o seu entendimento do trabalho desenvolvido. Eles podem ser feitos por todos os estudantes que estejam tomando aulas dos Syllabus de Graded ou Vocational e o conhecimento é avaliado com relação a cada nível em questão.


O candidatos aos Exames serão aprovados se o nível requerido for alcançado. O examinador dará então uma nota , baseada na apresentação daquele dia, de acordo com os critérios estabelecidos.

Os candidatos recebem um formulário de notas, que pode ser facilmente entendido através dos Critérios de Notas e um Certificado,diretamente de Londres.


Os estudantes devem atingir os níveis estabelecidos para cada grau desses métodos e assim passar para o próximo.

Eles oferecem:
  •     Objetivos claramente definidos e diferenciados para cada nível.
  •     Um plano global que indica os estágio evolutivos.
  •     O escalonamento de notas dadas pelos diversos graus de habilidade.

Todos os candidatos aos Exames serão aprovados se o nível requerido for alcançado. O examinador dará então uma das 5 notas , baseadas na apresentação daquele dia, de acordo com os critérios estabelecidos.

O Examinador escreve um relatório para o estudante, professores e pais, indicando quais são os aspectos mais positivos dessa apresentação e quais são os pontos fracos que necessitam atenção. Os candidatos aprovados receberão um Certificado, com seu nome e grau.

Aulas de apresentação


A Royal Academy of Dance acredita que a participação no ballet deve ser de todas as crianças e quer incorporar ao seu sistema todos aquelas que, pelas mais variadas razões, num determinado momento, não conseguem alcançar os níveis requeridos nos exames.

Para esses estudantes, as Aulas de Apresentação oferecem programas de trabalho que melhor se adaptam às suas habilidades ou tempo de aprendizagem levando a um senso de conquista que pode ser equiparado aos dos exames.

As Aulas de Apresentação são apropriados para:
  • Estudantes em escolas em que o ballet é parte do curriculum e o tempo de estudo é menor do que numa escola de ballet.
  • Estudantes que não tenham podido comparecer a muitas aulas, por qualquer motivo.
  • Estudantes que começaram o seu estudo mais tarde.
  • Em escolas, onde, por qualquer razão, os professores não puderam cumprir o cronograma de aulas.
  • Estudantes que não tenham menor habilidade física, cognitiva, e emotiva.
Não são outorgadas notas, mas os estudantes recebem um Certificado de Participação.

Preparação para os Exames


É importante que os estudantes estejam bem preparados para os Exames e Aulas de Apresentação e que tenham tempo suficiente para adquirirem as habilidades técnicas e as qualidades artísticas requeridas em cada grau. Os fatores tempo e preparação podem ser avaliados por um professor registrado da Academia, que é treinado para saber quando a criança está apta a ser inscrita para os exames.

Aprender ballet requer paciência e estudo contínuo. Enquanto que os estudantes maiores já se sentem naturalmente motivados com o treinamento em dança clássica, para os estudantes mais jovens se faz necessária uma ajuda para que possam adaptar-se aos longos períodos em que é necessária a atenção.

Recomenda-se que um estudante que queira candidatar-se aos Exames de Graded e Aulas de Apresentação tenha pelo menos uma aula por semana, e pelo menos uma semana de aulas particulares, quando a data de exame esteja próxima, particularmente quando o estudante está atingindo os graus mais altos. Estudantes preparando-se para os Exames de Vocational devem fazer pelo menos 3 aulas de Syllabus por semana, sendo que esse número deverá aumentar quando o estudante chegar aos níveis mais adiantados. O tempo de desenvolvimento individual pode variar e qualquer tempo extra pode ser muito benéfico a longo prazo.

Sistema de Notas


Feminino:
Técnica clássica

Grade 1 - Pt. I , Pt. II
Grade 2 - Pt. I , Pt. II
Grade 3 - Pt. I , Pt. II
Grade 4 - Pt. I , Pt. II
Grade 5 - Pt. I , Pt. II
Grade 6 - Pt. I , Pt. II
Grade 7 - Pt. I , Pt. II
Grade 8 - Pt. I , Pt. II

Intermediate Feminino Pt. I , Pt. II

Intermediate Foundation Feminino Pt. I , Pt. II

Advanced Feminino 1 Pt. I , Pt. II
Advanced Feminino 2 Pt. I , Pt. II

Advanced Foundation Feminino Pt. I , Pt. II

Masculino:
Advanced Masculino I
Advanced Masculino II
Advanced Foundation Masculino
Intermediate Masculino
Intermediate Foundation Masculino
 

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Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

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