A disciplina é uma característica de extrema importância, é o diferencial do profissional de sucesso.
Dispor de uma boa etiqueta não se delimita apenas ao ambiente da sala de aula, é indispensável manter sempre ligados os sensores do bom comportamento.
A disciplina da dança deve sempre ser levada para a vida!
A disciplina da dança deve sempre ser levada para a vida!
• Seja pontual. Caso chegue atrasado à aula já iniciada, peça ao professor permissão para entrar, de maneira discreta, sem alarde.
• Desligue seu celular. Ou melhor, deixe-o do lado de fora da sala. Aproveite e jogue fora o chiclete também.
• Uniforme: Descubra antes da aula se sua escola exige ou não uniforme.
Caso adote, providencie logo, minimizando gafes desnecessárias.
• Se a aula já começou, aqueça-se antes de começar! É a maneira mais
eficaz de prevenir lesões e preparar o corpo para a dança. Mas faça em
silêncio, em qualquer canto da sala, e só então acompanhe a turma.
• É o professor que manda, dirige e ensina no seu território. Ele está
trabalhando ali, tentando fazer o seu melhor. Mostre algum respeito à
sua condução e propostas.
• Use sua aula para estudar! Apesar
de ser uma ótima ocasião para fazer novos amigos, as aulas de dança não
são terapia em grupo e nem um bar. Converse com os amigos em outra
ocasião. Aproveite cada aula como uma chance de aprender, crescer, se
concentrar e se beneficiar de tudo mais que a dança pode te
proporcionar.
• Complexo de “primeira bailarina” é muito
deselegante. A sala de aula é um local onde todos estão lá para estudar
igualmente. Seus colegas não são sua platéia. Não domine o ambiente com
perguntas desnecessárias ou atitudes blasés. Cumprimente todos, seja
amigável e flexível, e lembre-se que você não é o centro das atenções.
Toda a turma tem chances iguais.
• A sala de aula é um local
democrático. Não seja espaçoso, você não é dono de nada e não há lugares
pré-determinados. Sendo assim, qualquer um pode ocupá-los.
•
Fica com sede durante a aula? Normal. Muito melhor do que sair a cada
momento para se refrescar é levar uma garrafinha de água pra sala. Não
atrapalha a aula e você não perderá nenhuma explicação/exercícios.
• Novatos precisam de atenção e encorajamento. Seja generoso e mostre
seu apoio. Com certeza eles se sentirão mais confortáveis para se expor e
o professor poderá lhes dar mais atenção. Cuidado com os ciúmes!
• Seja pró-ativo. Se o professor pedir para que demonstre um exercício,
encare como mais uma oportunidade de estudo. Por que negar?
•
Quem respeita recebe respeito em troca. Caso o professor divida a turma
em grupos, respeite os colegas enquanto executam algum exercício. Não
converse, nem fique criticando ninguém, mesmo que você veja defeitos na
sua maneira de executar. Manter as regras mínimas de boa educação é algo
básico.
• Faltou na aula? Às vezes acontece, mas nem o
professor, nem a turma têm culpa disso. Não adianta chegar na aula
seguinte bombardeando milhares de perguntas ou se sentindo injustiçado.
Se você perdeu matéria, se esforce para “pegar”, mas sem “causar”.
• Respeite sua vez e deixe os outros aproveitarem sua chance de fazer o
exercício também. Siga o fluxo e nunca pare no meio ou passe na frente
de alguém em “movimento”. Sem querer você pode causar um pequeno
acidente.
• Ao final da aula agradeça o professor, e ao
trabalho desenvolvido ali. Bater palmas junto dos demais colegas é um
sinal de gratidão adequado.
Agora é só colocar em prática!
Guia de sugestões práticas: Eduardo Denardi
Agora é só colocar em prática!
Guia de sugestões práticas: Eduardo Denardi
0 comentários:
Postar um comentário