Para iniciar o blog "Expressão da minha alma" com o pé direito, nada melhor que um post especial.
Como qualquer outra bailarina apaixonada por essa arte maravilhosa, estou sempre de olho nos grandes nomes da dança e a procura de mais inspirações.
![]() |
Tchaikovsky Pas de Deux | Foto Reginaldo Azevedo George Balanchine © 2009 | The George Balanchine Trust |
E foi assim, através do site de relacionamentos Facebook, que eu descobri a lindíssima Luiza Lopes. Com grande reconhecimento no universo da dança, a paulistana de apenas 21 anos é premiada em festivais e diplomada pela Royal Academy of Dance de São Paulo.
Atualmente, a bailarina integra a São Paulo Companhia de Dança, na qual foi solista das peças de George Balanchine: Serenade, Theme and Variatons e Tchaikovsky Pas de Deux.
Assim, logo que tive a ideia de criar esse espaço destinado a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados, decidi iniciar a página entrevistando uma bailarina com grande reconhecimento na dança. De imediato pensei na Luiza, e sem pestanejar procurei entrar em contato com a mesma. Informei-lhe sobre o blog e perguntei se existiria a possibilidade dela dar uma simples entrevista, no mesmo dia obtive uma resposta (educadíssima por sinal! Só podia ser mesmo, uma bailarina) da simpática paulistana, me concedendo respostas às seguintes perguntas:
- Como foi que a sua história começou?
"Tinha uma amiga do meu pai, que era professora de ballet, e sempre me via pulando pelos cantos, então um dia ela falou para o meu pai que eu tinha jeito pro ballet, e que ele devia me colocar em uma escola… e então meus pais me levaram para fazer um teste na Escola Municipal de Bailados, e eu passei para o primeiro ano de ballet. No começo eu fazia, mas bem como hobby mesmo… e a partir do terceiro ano, comecei a me apaixonar de verdade pelo ballet, e decidi que era isso que eu queria pro resto da minha vida... e foi assim que tudo começou…"
- Você sempre quis ser bailarina?
"Como já diz na resposta acima, eu comecei a querer ser bailarina de verdade, a partir do meu 3º ano de ballet, mais ou menos aos 11 anos, e ai decidi que era isso que eu queria pra minha vida!"
- Quem te inspirou na sua jornada?
![]() |
Theme and Variations | Foto Silvia Machado George Balanchine © 2010 | The George Balanchine Trust |
"Seria difícil citar todos... meu pai e minha mãe, minha primeira professora, Nelly Guedes, meus mestres Ilara Lopes, Jorge Peña e Eduardo Bonnis. Quando morei em Londres, tive a oportunidade de assistir de perto grandes estrelas como Marianela Nuñez, Sylvie Guillem, Darcey Bussell, Carlos Acosta, Federico Bonelli e etc… e com certeza, eles eram (e ainda são) uma fonte de inspiração sem fim! Algumas dessas pessoas me inspiraram artisticamente, e outras me inspiraram como pessoa e ser humano."
- Como é a sua vida de bailarina? Quantas horas por dia você ensaia, e o que mais você faz ao longo do seu dia?
"Entro na São Paulo (Cia de Dança), às 10 horas da manhã, fazemos uma aula de uma hora e meia e temos o resto do dia de ensaios, com uma hora de pausa para almoço. Nossos ensaios, normalmente, são até às 19 horas.
Eu comecei a faculdade de psicologia esse ano, então saio da companhia, e vou direto pra faculdade, também faço academia/preparação muscular (3 vezes por semana na parte da manhã), antes de ir pra Cia."
- Nesses anos atuando na área da Dança, houve algum momento crucial em que você pensou em desistir? E da mesma maneira, houve algo ou alguém que te incitou a seguir em frente?
"Tiveram alguns (poucos) momentos de vontade de desistir quando eu ainda não era profissional, mas acho que nunca pensei nisso como uma real possibilidade, era apenas o impulso do momento. E quando isso aconteceu, quem me incitou a seguir em frente, foi o meu pai (que já foi ator) e dizia pra mim, que por mais que houvesse dificuldades, não existia nada no mundo, mais prazeroso do que subir no palco."
- Quais são os seus planos e sonhos futuros?
"Acho que no mundo em que vivemos hoje, não dá pra planejar muito o futuro, mas sonho sim, e sonho em continuar sendo feliz e realizada com o meu trabalho como sou hoje, pelo resto da vida."
- Para encerrarmos, deixe uma mensagem para as bailarinas que estão lendo a entrevista...
![]() |
Luiza Lopes e Norton Fantinel em cena de Legend | Foto Sílvia Machado |
"Se for realmente esse o seu sonho, não desista no primeiro obstáculo que encontrar pela frente, vamos encontrar muitos deles ao decorrer da nossa jornada, mas se seguirmos superando e aprendendo com eles, e se dedicando ao máximo a nossa profissão, o resultado final, o prazer de entrar em cena, será certamente mágico e gratificante."
Entrevista realizada em: Março de 2012
1 comentários:
Olá Mila!
Amei a entrevista!!As respostas de Luiza Inspiram qualquer um!!
Parabéns pelo blog, ele já começou maravilhoso!!!
Beijocas
Jú - Amor á primeira página
Postar um comentário