sábado, 31 de março de 2012

Contração do abdômen no ballet


Uma das minhas grandes dificuldades quando danço, seja numa simples aula livre ou até mesmo no palco, é contrair o abdômen sem perder a graciosidade que a bailarina deve ter enquanto dança. Não só meus professores, como também minha mãe já notam isso em mim há algum tempo. Desde muito cedo, e até hoje ambos vivem consertando a minha postura (principalmente na barra, onde a mesma é mais visível). E cá pra nós, já estou cansada de persistir sempre no mesmo erro! Ouvir "contrai o abdômen, Camila!" é tão chato quanto dizer. Por conta disso, andei pesquisando um pouco sobre a contração do abdômen no ballet. Bom, que é importante nos sabemos, mas sabemos exatamente o porque?

 

  • "Um abdômen bem fortalecido ajuda no equilíbrio dos giros e nos trabalhos das pontas, além é claro de melhorar a postura, ajudar nas altas extensões e prevenir lesões na região lombar." (Fonte: Le Monde du Ballet)

  • "O abdômen no Ballet é fundamental, é o centro da força para estabilização central". Com isso, a pessoa que pratica Ballet, precisa ter um bom controle da musculatura abdominal, bem como dos músculos estabilizadores de ombro". A partir daí, há uma liberação do músculo oblíquos, como se quisesse trazer as costelas em direção ao umbigo. O bailarino precisa do centro de força se fechando na cintura, produzida pelo músculo transverso do abdômen" (Cardoso, 2008).

  • A força abdominal que nos é exigida não é apenas para o correto posicionamento postural durante os movimentos, mas também para um adequado equilíbrio da musculatura abdominal e dorsal. Ou seja, com um abdômen bem trabalhado, o seu corpo compensa o esforço realizado pela sua coluna (isso minha gente é uma lei da física: compensação de esforços).

  • "...não é apenas para desempenho das atividades físicas necessárias, mas existe a necessidade de manutenção do equilíbrio corporal geral, seja pela harmonia muscular do corpo ou por compensação devido à sobrecarga em regiões corporais específicas decorrentes das técnicas de Ballet." (Fonte: Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano)

    E essa revista continuava dizendo que é necessário do desenvolvimento da região abdominal para que, devido ao uso excessivo da coluna lombar durante as aulas e coreografias, uma área não precise compensar a fraqueza da outra.

Ou seja, para quem sofre do mesmo problema que eu, ou para quem precisa apenas fortalecer ainda mais essa região tão importante, a dica é: se jogar nos abdominais! (e não é só nas aulinhas de ballet não, viu?!) vamos correr atrás galera!
Share This
Subscribe Here

0 comentários:

Postar um comentário

 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa