segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Exercícios para melhorar o equilíbrio

1. Permaneça descalço, suba lentamente para a meia-ponta dos pés, pressionando os dedos dos pés para o chão. Concentre-se na centralização do peso do corpo em algum lugar entre o calcanhar e o dedão do pé. Tente puxar para cima e para fora das articulações, mas manter os joelhos relaxados. Abaixe o calcanhar lentamente e repita.

2. Fique em um pé sobre uma superfície dura, sem travar os joelhos. Divida o peso do corpo em partes iguais entre o calcanhar e a bola do pé. Fique nesta posição por um minuto, em seguida, mude para o outro pé.

3. Fique em um pé com o peso do corpo dividido entre o calcanhar e a bola do pé. Levante o calcanhar e gire lentamente para a esquerda (uma volta de 90 graus) sobre a bola do pé, então pare e abaixe o calcanhar. Repita algumas vezes, em seguida, alternar os pés. Uma vez que você estiver confortável com curvas pequenas, tente voltas inteiras.

4. Com o auxílio da barra, ou barra provisória (você pode usar o encosto de uma cadeira ou do sofá, ou um móvel alto que você possa se equilibrar), faça movimentos de elevé (ficar na meia ponta) e desça, cinco vezes em cada posição (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª). Este exercício ajudará no fortalecimento dos músculos e tendões nas regiões do tornozelo e dedos do pé.

5. Ainda com o auxílio da barra, fique na primeira posição. Com um dos pés, tendu a la second (veja a figura). Alterne o pé em flex (fletir o pé) e pointe (pé esticado como na figura), quatro vezes, retornando à primeira posição. Troque de pé. Este exercício auxilia no fortalecimento e alongamento de tendões e musculatura do pé.
6. Com o pé fletido (flex), na posição do ponto anterior, vá soltando a barra devagar, ficando em posé (pose, parada), tentando equilibrar-se em uma única perna. Faça para ambos os lados.

7. Fique em meia ponta, com os dois pés, em primeira posição, e vá soltando lentamente a barra, erguendo os braços para o alto em quinta posição. Não se esqueça de manter a coluna reta, bumbum contraído, joelhos esticados, barriga para dentro e peito para fora. Deixe a cabeça equilibrada entre os dois ombros, sem baixá-la nem erguê-la.

8. Tendu derriére, tire o pé de trás um pouco do chão, braços em segunda posição, e fique nesta posição alguns segundos, equilibrando-se. Faça para os dois lados.
9. Retiré passé, o pé da base vai ficando na meia ponta (elevé). Aos poucos, tire as mãos da barra, erguendo-as devagar para a quinta posição. Tente ficar o máximo que conseguir nesta posição, equilibrando-se. Faça para os dois lados.


10. Segurando na barra, fique na posição de arabesque, com o pé de base todo no chão. Tente esticar ao máximo, mas sem forçar muito, pois a inteção com este exercício é adquirir o equilíbrio, não alongar. Vá soltando devagar a barra, e tente ficar o máximo de tempo equilibrado nesta posição. Faça para os dois lados.

11. Segurando na barra, fique na posição de arabesque. Aos poucos, vá ficando em elevé com o pé da base, e depois, solte devagar a barra, ficando ao máximo nesta posição. Faça para os dois lados.

12. Por último, segurando a barra, faça attitude devant e derriére, e com o pé de base na meia ponta, devagar vá soltando a barra, e fique na posição o máximo de tempo possível. Faça para os dois lados.

Fonte
: Entre Projetos e Sapatilhas
Share This
Subscribe Here

0 comentários:

Postar um comentário

 

Site Info

Dicas úteis para bailarinos; Entrevistas; Divulgação de audições/eventos - principalmente os realizados em minha cidade (Salvador-BA)/espetáculos/bailarinos/workshops/cursos e etc. Tudo isso você encontra no "Expressão da minha alma", que reúne em um único espaço "de tudo um pouco" sobre o mundo da dança.

Criado em fevereiro de 2012 o blog "Expressão da minha alma" é uma página que criei com o objetivo de compartilhar diversos assuntos relacionados ao mundo da dança, em sua maioria, questionamentos levantados por mim mesma ao decorrer da minha carreira de bailarina. Esse espaço é destinado principalmente a outros bailarinos, que assim como eu gostam de se manter sempre atualizados. Nós bailarinos vivemos em constante aprendizado e foi justamente com essa linha de pensamento que tomei a iniciativa de criar esse blog, afinal, ao publicar algo também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte, pois antes faço uma breve pesquisa (quando necessário) para postar artigos de conteúdo, com isso, também estarei aprendendo cada vez mais sobre essa arte.

Followers

Expressão da minha alma | Camila Coelho Copyright © 2009 BeMagazine Blogger Template is Designed by Blogger Template
In Collaboration with fifa